quinta-feira, 8 de janeiro de 2015
A pé pelo Rio
A melhor maneira de conhecer cada canto da cidade é sair caminhando por aí. Grupos oferecem passeios diários, gratuitos e com guias bilíngues que desvendam, de uma forma agradável e descontraída, a memória e a cultura do Rio. Entre a região onde os escravos desembarcavam no tempo de colônia portuguesa, as construções do século passado no estilo francês e os prédios modernos, os tours guiados são recheados de história e curiosidades.
O Porto Maravilha oferece visitas educativas na região portuária da cidade ás terças, aos sábados e domingos em quatro horários: 10h30, 12h30, 14h30 e 15h30. O passeio, que tem o Museu de Arte do Rio (MAR) como ponto de partida, explora a herança africana nos bairros da Gamboa e Saúde, passando pela Pedra do Sal, Jardim Suspenso do Valongo e Cais do Valongo e Cais da Imperatriz. Passando por sobrados centenários no Largo São Francisco da Prainha e pela recém-restaurada Igreja de São Francisco da Prainha, vem a primeira parada. A Pedra do Sal era ponto de encontro das tias baianas, escravos e estivadores, e foi lá que foram tocados os primeiros acordes de samba em encontros promovidos por Tia Ciata. O local recebeu esse nome porque era ali que os navios portugueses descarregavam o sal.
O grupo segue descendo a Rua Sacadura Cabral até a Rua Camerino onde encontramos o Jardim Suspenso do Valongo, construído na encosta do Morro da Conceição em 1906 e restaurado em 2012; e o Cais do Valongo e da Imperatriz, onde desembarcavam os navios negreiros e, depois, recebeu a Imperatriz Teresa Cristina em 1843. O tour chega ao final no espaço Meu Porto Maravilha, que oferece uma exposição interativa sobre a zona portuária, apresentando um panorama do passado, presente e futuro da área. Se optar por fazer o passeio na terça, aproveite para conhecer o MAR, já que a entrada é gratuita neste dia.
Para conhecer o outro lado do Centro do Rio, vá com o pessoal do Rio Free Walking Tour. De segunda a sexta, às 9h30, eles partem de frente do Theatro Municipal, próximo a estação de metrô da Cinelândia, e seguem em meio as histórias e curiosidades das construções que fazem parte da memória do país. Dali os turistas seguem para o boêmio bairro da Lapa, onde conhecem a colorida Escadaria Selarón, os famosos Arcos da Lapa e a Fundição Progresso, uma das casas de show mais populares da cidade, que apresenta em suas paredes desenhos que ilustram desde o período colonial às construções modernas da região. Após a pausa para admirar a arquitetura e o interior da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, os turistas continuam a caminhada em direção ao Largo da Carioca, Após uma pausa para saborear um café na tradicional Confeitaria Colombo. O destino final é a Praça XV, com paradas no Paço Imperial e no Arco do Teles. O tour dura cerca de 3h e é feito em português, inglês e espanhol.
Fazer os passeios do projeto Roteiros Geográficos do Rio, promovidos há 10 anos pelo NeghaRIO, que pertence ao Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é ter a certeza de conhecer lugares incríveis do cenário carioca, com caminhadas gratuitas e guiadas pelas ruas da cidade. Visitas a igrejas, museus e centros culturais também fazem parte do trajeto. Os bairros visitados são Centro, Glória, Catete, Flamengo e Copacabana. Os passeios são feitos a pé, e acontecem em todos os turnos: manhã, tarde, noite e até de madrugada. A iniciativa procura resgatar o espaço urbano carioca e acaba sendo uma aula de assuntos como artes, cultura, religião, arquitetura, história e geografia. Os roteiros possuem diversas temáticas, que variam de acordo com datas comemorativas, por exemplo.
SERVIÇOSMais informações:
Porto Maravilha
Terças, sábados e domingos, ás 10h30, 12h30, 14h30 e 15h30
Ponto de encontro: Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá
portomaravilha.com.br
Rio Free Walking Tour
Segunda a sexta, ás 9h30, em frente ao Theatro Municipal, na Cinelândia.
97214-5095 | 97955-6344 | 98600-2593
info@riofreewalkingtour.com.br
www.riofreewalkingtour.com
Roteiros do Rio
As inscrições podem ser feitas pelo email roteirosgeorio@uol.com.br ou pelo telefone 98871-7238.
www.roteirosdorio.com
Autor: Juliana Muniz
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário